sexta-feira, 1 de julho de 2016

A VIDA CRISTÃ QUE DEUS ORDENOU [PARTE IV]

Uma Vida Livre do Poder do Pecado

"Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades (At 3:26).

 A mensagem que Pedro deu no pórtico do templo ainda fala de nossa condição hoje. O que o Senhor Jesus realizou é mais do que suficiente para libertar-nos do pecado. O cristão deve ter a experiência básica de ser libertado do pecado. Como cristãos devemos, pelo menos, vencer os pecados conhecidos. Pode ser que não vençamos os pecados que não conhecemos. Mas devemos vencer por meio do Senhor todos os pecados que conhecemos. Talvez estejamos encurralados por muitos pecados que nos têm atormentado por anos. Pelo poder do Senhor, devemos vencer todos esses pecados. Esse é o modelo bíblico. O normal é que apenas ocasionalmente um homem seja vencido por alguma transgressão. Mas nossa experiência é que só  ocasionalmente vencemos. Quão anormal é nossa experiência!
Romanos 6:1-2 diz: "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?" Todo o que creu no Senhor Jesus e tornou-se cristão, morreu para o pecado. Ninguém que tenha crido no Senhor Jesus e tenha se tornado cristão deve continuar vivendo no pecado. Mas como sabemos que estamos mortos para o pecado? O versículo seguinte dá-nos a resposta.
O versículo 3 diz: "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?" Em outras palavras, todos os que foram batizados e são salvos estão mortos para o pecado. Quando uma pessoa é batizada, ela morre em Cristo Jesus.
O versículo 4 diz: "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida". Esse deve ser o viver diário de cada cristão. Todos os que foram batizados devem andar em novidade de vida. Esse não é um versículo dirigido só a um grupo especial de cristãos, mas a todos os cristãos, aos salvos e batizados. Todos fomos batizados; portanto, todos devemos andar em novidade de vida. Essa é a experiência que Deus ordenou para cada cristão. Será que andamos em novidade de vida?
Romanos 6:14 diz: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei e sim da graça". Eu valorizo muito esse versículo. Quem não está debaixo da lei, e, sim, da graça? Acaso Andrew Murray foi o único? Ou só Paulo, Pedro e João o foram? Não são todos os que creram que não estão debaixo da lei, e, sim, da graça? Quantos dos presentes aqui estão debaixo da graça? Agradecemos e louvamos ao Senhor porque estamos debaixo da graça. Nenhum de nós está debaixo da lei.
Há, porém, outra oração antes dessa: "O pecado não terá domínio sobre vós". Agradecemos e louvamos ao Senhor porque o pecado não terá mais domínio sobre nós. Agradecemos e louvamos ao Senhor porque a vitória não é a experiência de um grupo especial de cristãos. Agradecemos e louvamos ao Senhor porque a vitória é a experiência de cristãos comuns. Agradecemos e louvamos ao Senhor porque todo cristão salvo está debaixo da graça. Quando fui salvo, vi esse versículo e ele teve muito valor para mim. Percebi que havia experimentado muitas vitórias e vencido muitos pecados. Percebi que Deus me havia concedido Sua graça. Mas ainda havia um pecado que me dominava. De fato, alguns pecados constantemente voltavam a visitar-me. Isso era como a experiência que tive um dia com um irmão. Encontrei-me com ele na rua e o saudei de longe. Em seguida entrei em uma loja para comprar algo. Quando saí, ele vinha em minha direção e o saudei mais uma vez. Logo depois, entrei em outra loja e comprei outro artigo. Quando saí, voltei a encontrar-me com ele e o saudei de novo. Ao virar a outra rua, encontrei-me mais uma vez com ele e tornei a saudá-lo. Cruzei uma segunda rua, e ao encontrar-nos de novo, voltei a saudá-lo. Assim, encontrei-me com esse irmão e o saudei cinco vezes naquele dia. Encontramo-nos com o pecado da mesma forma que me encontrei com esse irmão. Parece que o pecado vem ao nosso encontro de propósito. Sempre encontramos com ele; é como se nos estivesse seguindo constantemente. Para alguns é o seu mau humor que continuamente os segue; para outros é o orgulho e a inveja. Parece que a preguiça segue a alguns e a mentira a outros. Pode ser que alguém sempre tenha um espírito implacável, enquanto outro é atormentado continuamente por desejos vis ou pelo egoísmo. Alguns vêem-se acossados com freqüência por pensamentos impuros, enquanto outros experimentam desejos concupiscentes cada momento. Parece que todos têm pelo menos um pecado que sempre os persegue. Tive alguns pecados que me atormentavam continuamente. Tive de reconhecer que o pecado tinha domínio sobre mim. Deus disse que o pecado não teria domínio sobre mim, mas tive de confessar que algo estava errado comigo. Tive de confessar que o erro estava em mim e não na Palavra de Deus. Se vivemos uma vida de derrota, precisamos lembrar-nos que não foi isso o que Deus ordenou para nós. Temos de entender que Deus não tem a intenção de que o pecado tenha domínio sobre nós. Sua palavra diz que o pecado não terá domínio sobre nós!
Romanos 8:1 diz: "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus". Já falei muitas vezes sobre a palavra condenação. Há uns vinte anos uma pessoa encontrou uns manuscritos antigos e descobriu que essa palavra tinha dois significados. Um se usa num contexto civil e o outro num contexto judicial. Conforme a aplicação civil, pode-se traduzir por "incapacidade". Portanto, esse versículo pode ser traduzido por "Agora, pois, já nenhuma incapacidade há para os que estão em Cristo Jesus". Quão maravilhoso isso é! Para quem foi escrito esse versículo? Apenas para John Wesley? ou somente para Martinho Lutero ou para Hudson Taylor? Que diz a Bíblia? Ela diz: "Agora, pois, já nenhuma incapacidade há para os que estão em Cristo Jesus". Quem são esses? Os cristãos. Um cristão é uma pessoa que está em Cristo Jesus, e nenhum cristão deve ser encontrado numa condição de impotência.
O versículo 2 diz: "Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte". Repetirei uma centena de vezes que não são somente cristãos especiais que são libertados da lei do pecado e da morte. Todo cristão deve ser libertado da lei do pecado e da morte. Que significa ser incapaz? 1 )e acordo com Romanos 7 significa fazer o que você detesta e não conseguir fazer o que você quer. É descobrir que "o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo". A incapacidade eqüivale a impotência para se fazer alguma coisa. A história de muitos cristãos está repleta de constantes decisões e de descumprir tais decisões. Continuamente decidem fazer algo e continuamente fracassam. Mas louvemos ao Senhor porque a Palavra de Deus diz que já nenhum cristão é incapaz.
Que é uma lei? É um fenômeno que acontece sempre da mesma maneira. Uma lei existe quando a mesma ação produz o mesmo resultado sob qualquer tipo de circunstância em que a ação se realize. Uma lei é um fenômeno constante; é uma tendência invariável, uma condição que continuamente se repete. Por exemplo, temos a lei da gravidade. Sempre que um objeto cai, a gravidade o atrai para o solo. A força gravitacional é uma lei. Para algumas pessoas, perder a calma é uma lei. Talvez tentem controlar-se uma ou duas vezes, mas na terceira se alterarão. Na quarta vez, perderão a calma. Isso acontece com todos os irmãos.
Talvez você consiga controlar-se no princípio, mas por fim explodirá. Cada vez que a tentação vier, o mesmo resultado se repetirá. Podemos observar que o mesmo acontece com o orgulho. Quando os outros falam bem de você, é possível que você não se comova. Mas, quando o elogiam pela segunda vez, sua expressão mudará rapidamente e seu rosto resplandecerá. Uma lei produz o mesmo resultado quando o mesmo procedimento é repetido. O pecado se fez uma lei para nós. Muitos irmãos toleram certas coisas, mas quando alguém toca em determinado assunto com eles, então se alteram. Podem vencer muitas coisas, mas se irritam quando tocam outras coisas.
Para vencer a lei do pecado não são necessários cristãos especiais. Nenhum cristão deve ficar em sua incapacidade. Todos os cristãos podem ser libertados da lei do pecado. Os versículos anteriormente apresentados mostram-nos fatos, e não mandamentos. Todo cristão precisa experimentar isso. No entanto, nossa experiência não corresponde à Palavra de Deus. Quão triste isso é!

Extraído do livro: A vida que vence

Nenhum comentário:

Postar um comentário