quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

OS PRINCÍPIOS PARA O HOMEM VIVER UMA VIDA HUMANA ADEQUADA [ PARTE I]


I. ADORAR A DEUS

O primeiro princípio para o homem viver uma vida humana adequada é adorar a Deus. Não somente devemos adorar a Deus, mas também devemos reverenciá-Lo. Reverenciar a Deus é considerá-Lo e estimá-Lo em tudo, nunca nos esquecendo de que Ele é o Deus maravilhoso que nos criou. Quando estivermos a ponto de perdermos nossa paciência, devemos adorar a Deus. Adorar a Deus nos impede de fazer mal. Adorar a Deus também faz com que sejamos tocados pelos sofrimentos dos outros e mostremos misericórdia e compaixão a eles.

A. Temer a Deus

Adorar a Deus é temer a Deus. O temor do Senhor é o principio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência (Pv 1:7; 9:10; 15:33a). Conhecimento, sabedoria e compreensão vêm de Deus. Se O temermos, enquanto O adoramos, esta será nossa possessão. Se buscarmos sabedoria como prata e como a tesouros escondidos a procurarmos, então entenderemos o temor do Senhor e acharemos o conhecimento de Deus (2:4-5). O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal (Pv 8:13). O temor do Senhor prolonga os dias, mas os anos dos perversos serão abreviados (Pv 10:27). O que anda na justiça teme ao Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza (Pv 14:2). No temor do Senhor tem o homem forte amparo e isso é refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, para evitar os laços da morte (vv. 26-27). Melhor é o pouco havendo o temor do Senhor, do que grande tesouro, onde há inquietação (Pv 15:16). Se formos ricos no temor do Senhor, teremos paz.

B. Confiar em Deus

Adorar a Deus é também confiar Nele. Provérbios 3:5-8 nos incumbem de confiar no Senhor de todo nosso coração e não confiar em nosso próprio entendimento. Devemos reconhecê-Lo em todos os nossos caminhos, e Ele endireitará as nossas veredas. Não devemos ser sábios aos nossos próprios olhos; devemos temer o Senhor e devemos apartar-nos do mal. Isto será saúde para o nosso corpo e refrigério para os nossos ossos.                                                                                                                                          
O que atenta para o ensino, acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz (Pv 16:20). De acordo com Pv 3:26 o Senhor será a nossa segurança e Ele guardará nossos pés de serem presos. Toda palavra de Deus é provada; Ele é um escudo para aqueles que refugiam-se Nele. Não devemos acrescentar nada às Suas palavras, para que não sejamos reprovados e sejamos achados como um mentiroso (Pv 30:5-6). Não devemos mudar Sua palavra acrescentando algo a ela segundo nosso ponto de vista. Isto é perigoso. 

C. Honrar a Deus


Adorar a Deus significa que também honramos a Deus. Provérbios 3:9-10 diz que devemos honrar a Deus com nossos bens e com as primícias de toda a nossa renda. Então se encherão fartamente nossos celeiros e transbordarão de vinho os nossos lagares. 

Extraído do Estudo-Vida de Provérbios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário