quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

PAGAR UM PREÇO

A visitação do Senhor marca o início do uso do homem por Deus. Sem a visitação do Senhor, não temos como ser chamados. Desse modo, é da responsabilidade do Senhor visitar-nos. No entanto, a Bíblia revela-nos que, embora o Senhor tenha a responsabilidade de visitar-nos, também temos uma responsabilidade: pagar um preço (Mt 8:19-22; 16:24-27; Lc 9:59-62). Moisés e Davi, no Antigo Testamento, e Paulo e Pedro, no Novo Testamento, pagaram um preço por meio da visitação do Senhor. Quando o Senhor foi ao encontro de Paulo na estrada para Damasco, Ele não lhe concedeu poder, revelação ou dons de imediato. Pelo contrário, o Senhor disse a ele que entrasse na cidade e deixasse que um pequeno discípulo chamado Ananias lhe dissesse, em poucas palavras, o que ele tinha de fazer (At 9:5b-6, 10-17). Uma vez que estava disposto a pagar o preço, Paulo foi grandemente usado pelo Senhor (Fp 3:7-8). Por um lado, o Senhor sempre visita o homem, mas, por outro, o homem deve sempre pagar um preço. Portanto, nossa utilidade para o Senhor começa com Sua visitação, mas também depende de nossa disposição para pagar um preço.

O preço que se tem de pagar depois de responder ao chamado do Senhor não tem limites. Ninguém pode dizer que pagou todo o preço e não há mais nada a pagar. Nem mesmo o apóstolo Paulo pôde dizer isso. Pelo contrário, ele sempre se esquecia das coisas que para trás ficavam e avançava para as que diante dele estavam, prosseguindo para o alvo, até que, um dia, ele mesmo desistiu da própria vida (vs. 12-14; 2Tm 4:6-8). Quando escreveu o capítulo quatro de 2 Timóteo, Paulo já havia pago quase todo o preço que poderia, contudo, ele continuou a prosseguir. Todos fomos visitados pelo Senhor, e as visitações que recebemos foram as mesmas. No entanto, em razão das diferenças do preço que cada um de nós pagou, nossa utilidade nas mãos do Senhor pode ser diferente da dos outros. Uma vez que Paulo pagou um preço maior que o dos outros, sua utilidade também foi maior do que a dos outros.

Alguns podem dizer que o Senhor tem misericórdia de quem Ele quer (Rm 9:18). Entretanto, essa palavra foi dita acerca dos gentios, como Faraó, que ainda não haviam sido visitados por Deus (vs. 15-17). Nós, que fomos salvos pela graça, já recebemos a visitação do Senhor (Ef 2:4-5,8). Portanto, agora a pergunta não é se recebemos a visitação do Senhor, mas se estamos dispostos a pagar um preço. Nossa utilidade nas mãos do Senhor depende totalmente do preço que pagamos. Se pagarmos um preço alto, nossa utilidade será grande; se pagarmos um preço baixo, nossa utilidade será limitada.

Através dos anos, a visitação do Senhor não foi rara, contudo, Ele está sempre gemendo porque o preço que estamos dispostos a pagar é muito baixo. Essa é a razão por que a obra do Senhor, hoje, só pode avançar lentamente e o Senhor ainda não pode voltar. A Bíblia revela-nos claramente que o Senhor espera que o homem pague um preço e seja usado por Ele respondendo ao Seu chamado. Em Isaías 6:8, o Senhor disse: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós?". Talvez não tenhamos uma compreensão suficientemente profunda dessa palavra. Essa palavra implica que, no universo, Senhor tem um grandioso desejo no coração e espera que o homem responda ao Seu chamado. Ele pretende operar em qualquer época, contudo, faltam pessoas dispostas a pagar o preço e responder ao Seu chamado. Toda vez que houver alguém na terra disposto a pagar o preço e responder ao chamado do Senhor, o Senhor certamente irá usá-lo. A amplitude da resposta humana determina a amplitude do uso que o Senhor fará do homem.

Extraído do livro: Como ser útil ao Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário