sábado, 9 de julho de 2011

NOSSA FÉ COMUM


A peculiaridade da vida da igreja é a fé. No Novo Testamento, a palavra “fé” é utilizada com dois significados diferentes. Primeiro, ela significa a ação de crer (Rm 5:1; Ef 2:8; Hb 11:1). Temos fé no Senhor Jesus, e isto é a ação de crer. Este é o significado subjetivo da palavra fé. Há também o segundo significado, isto é, o significado objetivo da palavra fé. Fé, usada dessa maneira, refere-se às coisas nas quais cremos, o objeto da nossa fé, nossa crença (Tt 1:4; Ap 14:12; 2Tm 4:7). Assim, quando dizemos que a peculiaridade da vida da igreja é a fé, referimo-nos à fé que é o objeto da nossa crença. É o que chamamos nossa fé cristã. Como cristãos, temos uma fé única.

Paulo disse que combateu o bom combate e guardou a fé (2Tm 4:7) e também exortou Timóteo a combater o bom combate da fé (1Tm 6:12). Judas nos disse para combatermos diligentemente pela fé que uma vez foi entregue aos santos (Jd 3). A fé mencionada nesses versículos não significa a nossa ação de crer, mas refere-se às coisas nas quais cremos para a nossa salvação e para a vida da igreja (...) Assim, a fé é alguma coisa única, algo específico, algo peculiar. Por isso, na vida da igreja temos somente uma única coisa que é específica ou peculiar. Esta é a fé, a nossa fé cristã, que é composta das crenças a respeito da Bíblia, Deus, Cristo, a obra de Cristo, a salvação e a igreja.

A fé é a peculiaridade da vida da igreja. Isto é algo muito específico, muito peculiar. Com respeito a esses pontos da nossa fé cristã, não deve haver discussão. Se formos lutar por algo, teremos que lutar é por isso. Não há necessidade de lutarmos por outras coisas. Temos que combater o bom combate de tal fé (1Tm 6:12). Temos que combater diligentemente por tal fé (Jd 3). Temos que ensinar e pregar tal fé. Todos os cristãos são iguais na fé, mas podemos ser muito, muito diferente nas doutrinas. (...) Então, o que devemos enfatizar? Devemos enfatizar as doutrinas? Nesse caso, tornar-nos-emos divisivos e, por fim, seremos divididos. Não devemos enfatizar as doutrinas, mas somente a nossa fé cristã. Podemos enfatizá-la porque com a fé não há discussão. Na fé não temos problemas. Todos somos iguais.

Como crentes em Cristo, nossa peculiaridade é a fé cristã: o conteúdo do que cremos; devemos ser nutridos com as palavras da fé para crescer em vida e ministrar Cristo a outros. Nossa base para receber os crentes é baseada unicamente na fé e combatemos diligentemente por ela para manter a unidade do Corpo de Cristo.


Witness Lee, A Peculiaridade, a Generalidade e o sentido Prático da Vida da Igreja.



Um comentário:

  1. "Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho
    de Deus"!!

    ResponderExcluir