terça-feira, 28 de agosto de 2012

ORAR SEGUNDO A VONTADE DE DEUS [Parte III]


É possível fazer dois tipos diferentes de oração acerca do mesmo assunto. Um tipo procede de nossa própria vontade. É baseado em nosso próprio pensar e nossas próprias expectativas. O Senhor pode ouvir nossa oração e responder a ela, mas tal oração tem valor muito pequeno. Se, por outro lado, trazemos o assunto perante Deus e deixamos que Seu Espírito una nossa vontade com a vontade de Deus e nosso pensamento com o pensamento de Deus, descobriremos dentro de nós um anseio profundo: a reprodução da vontade e, do pensamento dEle. Suponhamos que o Senhor está sentido e pesaroso com a morte dos homens. Também nós sentiremos o urgente desejo de que alma alguma se perca. E é a reprodução do coração de Deus que nos capacita a orar com gemidos interiores.
Se o Senhor estiver magoado e ansioso por causa do fracasso de Seus filhos, esse mesmo encargo se reproduzirá em nós; e o resultado será que teremos o mesmo anseio de não desejar ver um filho de Deus cair em trevas e pecado. Assim, oração e intercessão fluirão de nós. Ali confessaremos os pecados, suplicaremos perdão, e pediremos que Deus purifique Seus filhos.
Portanto, um tipo de oração é apresentado de acordo, com nossa vontade; o outro tipo é a vontade de Deus que se reproduziu em nós e se tornou nossa vontade. Estes dois tipos de oração são extremamente diferentes. No último caso, quando qualquer crente se aproxima de Deus, a vontade de Deus se reproduzirá nele. Tornar-se-á sua própria essência. E a oração feita desta forma terá valor e autoridade.
Deus tem muitas coisas que fazer na terra, em muitas áreas. Como, então, podemos orar segundo nosso próprio sentimento e pensamento? Devemos nos aproximar de Deus e permitir que Ele imprima em nós o que Ele deseja para que possamos interceder com gemidos.  Às vezes, quando nos aproximamos de Deus, Ele coloca em nós Sua vontade de espalhar o evangelho, e isto logo se torna uma obrigação para nós. E quando oramos de acordo com essa obrigação, sentimos como que se nosso próprio gemido estivesse divulgando a vontade de Deus. O Senhor pode colocar em nós uma variedade de vontades ou reproduzir em nós diferente encargos. Mas qualquer que seja à vontade ou encargo, sempre que for reproduzido em nosso coração somos capazes de fazer a vontade do Senhor nossa própria vontade e orar de acordo com ela. Quando Daniel se apresentou perante Deus, tocou em determinado assunto; e então vimos que orou por isso com gemidos profundos (Dn 10). Tal oração é preciosa e de grande substância. Pode santificar o nome de Deus, apressar o seu reino e fazer com que a sua vontade prevaleça sobre a terra como no céu.

Extraído do livro: Oremos

Nenhum comentário:

Postar um comentário