terça-feira, 10 de setembro de 2013

ÊXODO — O desejo de Deus era que o homem comesse o cordeiro



Após o livro de Gênesis, há Êxodo. Em Êxodo, o Senhor veio salvar o homem que ainda estava no Egito. Como o Senhor levou a cabo a Sua salvação? Desta vez, Deus se apresentou de outra forma. Em Gênesis, Deus tinha Se apresentado como a árvore da vida; em Êxodo, o Senhor Se apresentou como o Cordeiro.

Primeiro, o Senhor Se apresentou como uma planta; em seguida, Ele se apresentou como um animal. Ambos não são figuras enormemente grandes. Um cordeiro é pequeno. Eu acredito que a árvore da vida nem era uma árvore grande nem uma árvore alta que estaria fora do alcance de Adão. Na realidade, eu acredito que a árvore da vida não era uma árvore que cresceu para cima, mas uma árvore que cresceu esparramando-se como uma videira. Portanto, Deus não Se apresentaria como algo verdadeiramente grande.

Eu não estou dizendo que Deus não é grande; porém, quando o grande Deus Se deu a nós para ser comido por nós, Ele Se reduziu. Quando Jesus veio pela primeira vez, os judeus estavam esperando por um Messias. No conceito deles o Messias tinha que ser uma grande Pessoa. Porém, quando o Senhor Jesus veio, eles olharam para Ele e acharam que Ele era um fraco, sem aparência ou majestade, que nasceu na cidade de Nazaré, na Galiléia (Mt 21:11). Ele realmente era muito pequeno.

Um dia este pequeno Jesus executou algo espetacular. Ele alimentou cinco mil pessoas, não contando as mulheres e crianças, com cinco pães e dois peixes (Jo 6: 1-13). Então, os judeus disseram: “Este é o Profeta! Venham, vamos tornar-lhe Rei” (Jo 6: 14). O Senhor Jesus fugiu depressa quando ouviu isto (Jo 6:15). Não O aplauda; se você fizer isto, Ele não receberá. Se você O colocar numa posição elevada, Ele não aceitará; pelo contrário, Ele fugirá. No dia seguinte, o Senhor Jesus não voltou a mostrar Sua força e poder de uma maneira pública, mas de uma maneira discreta. Ele voltou e disse com ênfase: “Eu sou o pão da vida. Eu vim para ser alimento para vocês. Eu não tenho nenhuma intenção de ser o Rei de vocês. Não me adorem. Quanto mais vocês me adoram, mais eu fico descontente com vocês. Se vocês me comerem, eu ficarei contente. Eu sou o pão da vida; aquele que me come viverá por causa de mim” (Jo 6: 22-40).

Este não é nem um conceito moral nem um conceito religioso; verdadeiramente, é um conceito divino. Hoje nós ainda temos nossos conceitos religiosos; nós ainda temos o sentimento de que o Senhor está acima nos céus e que Ele é completamente santo. Eu não estou dizendo que este conceito está errado ou que não é bom. O que eu estou dizendo é que este conceito não é o conceito de Deus. O conceito de Deus não é para você fazer qualquer coisa exceto comê-Lo.


 Extraído do livro: Comendo o Senhor

Um comentário:

  1. Jó 42:3-6). Quem é aquele, como disseste, quem sem o conhecimento encobre o conselho? Na verdade falei do que não entendia; coisas maravilhosa de mais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta me, pois, havia dito, e eu falarei; eu te perguntarei e tu me ensinarás. eu te conhecia só de ouvir, mas agora meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

    ResponderExcluir