segunda-feira, 7 de março de 2016

UM ESPÍRITO DE SABEDORIA E REVELAÇÃO [ Parte I]


O Espírito Humano

“Para que o Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria” (Ef 1:17). 

Nesse versículo a  palavra espírito não está em letra maiúscula, o que indica que esse é o espírito humano. Para ver o mistério de Cristo (3 :4), a igreja, requer muito mais do que ter apenas uma mente inteligente. Uma mente inteligente pode ser muito boa para a universidade, mas a mente sozinha nunca poderá perceber o mistério da igreja. Para ver a igreja, precisamos do nosso espírito humano.
Deus não criou-nos de maneira simples. De acordo com 1 Tessalonicenses 5:23, um homem tem três partes: o espírito, a alma e o corpo. Nosso corpo humano é muito complexo. Os médicos gastam muitos anos estudando medicina, contudo eles ainda não entendem o corpo humano completamente. A parte psicológica do nosso ser é chamada de alma, composta da mente (Sl 13:2; 139:14; Lm 3:20), a emoção (Ct 1:7; 2Sm 5:8; Is 61:10; 1Sm 30:6), e a vontade (Jó 7:15; 6:7; 1Cr 22:19).
Esses três órgãos são maravilhosos, mas eles também podem causar muitos problemas. Algumas vezes não podemos dormir bem porque temos uma mente ativa. Se pudéssemos controlar nossa mente, dormiríamos melhor. Nossa emoção também pode ser problemática. Se não fôssemos tão emotivos, não estaríamos tão preocupados com a maneira com que as pessoas nos tratam. Se elas nos apreciam de maneira elevada ou nos desprezam, não seremos afetados.
Porque temos tal emoção problemática, algumas vezes ficamos muito aborrecidos que não podemos ir dormir. Nossa vontade obstinada também é uma fonte de muitos problemas. Não apenas temos um corpo com tantas partes e uma alma com tantos órgãos, temos outra parte do nosso ser, uma parte mais profunda, nosso espírito. O homem mais sábio é aquele que vive em seu espírito.

Extraído do livro: As duas maiores orações do Apóstolo Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário