terça-feira, 8 de março de 2016

UM ESPÍRITO DE SABEDORIA E REVELAÇÃO [ Parte II]

Refugiar em Nosso Espírito

Se eu fosse uma pessoa que vivesse na emoção, seria muito fácil ser afetado pelo que os outros dizem a meu respeito. Se você disser algo bom sobre mim, ficarei feliz. Se você disser algo ruim sobre mim, ficarei ofendido. Se vivo na emoção, sou apenas uma pessoa superficial. Estar em meu espírito, contudo, isola minha emoção. Quando estou em meu espírito, nada me pode perturbar.
Não importa o quanto você me elogie ou me reprove, não sou abalado porque me refugio para o meu espírito e permaneço nele. Algumas vezes não podemos dormir bem porque permanecemos em nossa mente, pensamentos e arrazoamentos. Ficamos tão preocupados porque estamos acostumados a permanecer em nossa mente. Todos nós temos de exercitar refugiar ao nosso espírito. Se nos refugiarmos para o nosso espírito, ficaremos em paz (Rm 8:6), e conseguiremos dormir melhor.
Além disso, se não estamos no espírito, não podemos ter clareza sobre algo em nossa vida diária. Muitas vezes, se não estamos no espírito, não somos justos ou honestos. Suponhamos que o marido e a esposa comecem a discutir.
Quanto mais eles brigam, mas eles têm algo para brigar. Hoje há muitos divórcios apenas por causa desse tipo de briga sem fim, mas nós cristãos temos um lugar para o qual podemos nos refugiar. Enquanto está brigando com seu cônjuge, você deve se lembrar que é um amado santo e que tem um espírito regenerado. Refugie-se em seu espírito.   
Pare de brigar, pare de usar sua boca. Refugie-se para o seu espírito, e permaneça nele. Se praticar isso, você será honesto e justo. Você ficará ciente e perceberá que está errado, e não o seu cônjuge. O único lugar onde podemos ver as coisas claramente é em nosso espírito.
Suponhamos que eu ouça algo que não seja tão bom. Se estou em minha mente ou em minha emoção, não posso discernir a questão de maneira clara, justa ou correta. Posso até mesmo imediatamente tentar falar dessa questão negativa para um outro irmão. Se o irmão que me ouve aprendeu algumas lições, ele não me dirá uma palavra de sua mente, mas permanecerá em seu espírito.  
Posso tentar encorajar seu interesse nessa questão, mas ao permanecer em seu espírito interromperá o meu falar. Algumas vezes até mesmo isso me ajudará a refugiar-me em meu espírito. Então em meu espírito, eu posso ter a profunda sensação de que estou errado.
O único lugar onde podemos ver as coisas de forma clara, justa, fiel, honesta e eficaz é em nosso espírito. Se quisermos conhecer qualquer questão, se quisermos conhecer a nós mesmos, ou se quisermos conhecer a verdadeira situação de nossa vida familiar, temos que estar em nosso espírito (1Co 2:11a).
Para conhecer a igreja ou ver algo da igreja, devemos estar no espírito. Jamais poderemos ver a igreja, o mistério de Cristo, usando meramente a nossa mente limitada para considerar e tentar entendê-la.
Quanto mais fizermos isso, mais ficaremos confusos. Não devemos confiar em nossa mente, mas temos que cooperar com Deus por refugiarmo-nos em nosso espírito. Muitos de nós tem visto algo da igreja, mas temos que ver mais para permanecer na igreja.

Devemos orar: “Senhor, salva-me. Livra-me da minha mente, emoção e vontade. Ajuda-me a permanecer em meu espírito”. Alguns podem não ter visto a igreja. Se você não viu a igreja, não discuta com outros sobre essa questão ou tente entendê-la sozinho. Simplesmente volte-se para seu espírito. Você precisa perceber que a parte mais profunda do seu ser é o seu espírito humano. Seu espírito humano é o local onde Deus pode revelar as coisas a você. Se você se voltar ao seu espírito e permanecer nele, a igreja pode ser revelada a você. 

Extraído do livro: As duas maiores orações do Apóstolo Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário